terça-feira, 10 de abril de 2012

Stellarium


         Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes.









Características:

  • Mais de 600,000 estrelas do catálogo no catálogo padrão com informações adicionais.
  • Indo na aba das configurações, ou apertando F2, e indo até PLUGINS, irá aparecer uma opção de Telescópio, com isso você
  • poderá escolher o modelo do telescópio que quer utilizar, e selecionar um corpo-celeste para visualiza-lo.
  • A nova versão conta ainda com mais 3 novas paisagem para simular o ambiente, entre elas: Marte, Lua ou Oceano.
  • Alimentado com as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu em uma data e hora especificadas (dia ou noite), em um ângulo de visão qualquer e com diferentes graus de aproximação (zoom).
Para saber mais:


segunda-feira, 9 de abril de 2012

A fibra óptica e suas utilizações


A fibra óptica é um filamento feito de vidro (ou quartzo) transparente com alto grau de pureza. Com o avanço da tecnologia do quartzo foi possível a obtenção de fios cada vez mais finos, transparentes e flexiveis. Esses fios (núcleos) são revestidos com o alguma substancia com menor indice de refração (casca ou interface), que fazem com que os raios luminosos sejam refletidos internamente, minimizando assim as perdas de transmissão. Ao penetrar em um filamento de fibra óptica, a luz sofre reflexão total e é por meio dessas reflexões que ela percorre toda a fibra até chegar ao seu destino final.


As propriedades citadas acima permitem que a fibra óptica seja utilizada em diversas áreas. Na medicina,  por exemplo, é utilizada nos endoscópios. Na área das pesquisas espaciais, a fibra óptica é utilizada em um aparelho de telescópio especialmente para fazer as observações simultâneas dos astros. Nas telecomunicações a fibra óptica é utilizada para transmitir sinais por meio de pulsos eletromagnéticos, ou seja, luz, radiação infravermelha ou qualquer outro tipo de radiação eletromagnética.

Essa tecnologia permite altíssimas taxas de transmissão, na ordem de Gbps (bilhões de bits por segundo). Também são vantajosas por terem: dimensões reduzidas; atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre conversores e repetidores, com distância superiores a algumas dezenas de quilômetros e imunidade às interferências electromagnéticas. Quando vemos TV a Cabo, falamos  ao telefone, ou acessamos a internet. Quando assistimos TV a Cabo, falamos ao telefone, ou acessamos a internet, geralmente fazemos uso da fibra óptica.


Para saber mais:

sábado, 7 de abril de 2012

Campo de Trabalho

O programa proposto para o curso de Engenharia Física está dirigido ao estudo dos fenômenos físicos nos quais se baseiam a maioria das aplicações tecnológicas, usando as ferramentas físicas e matemáticas necessárias para sua compreensão. Assim, estas ênfases em Matemática e Física combinadas com a experiência direta dos alunos com computadores modernos, eletrônica avançada, optoeletrônica, criogenia, vácuo, interfaceamento de equipamentos, etc., fornecerão, como veremos a seguir, uma excelente preparação para um campo de trabalho extremamente amplo. Sem dúvidas que o programa que estamos propondo é um desafio para todos nós, e principalmente para o estudante que enfrentará um conteúdo planificado para expandir a sua mente. O curso de Engenharia Física está direcionado a alunos com uma forte aptidão para ciências e matemática, e que desejem aplicar esses assuntos básicos na investigação e na resolução de problemas tecnológicos, deixando de lado a histórica divisão entre as disciplinas, e atacando o problema proposto através do uso de uma estratégia multidisciplinar, fazendo proveito da sua formação de multiespecialista.



Para Saber:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mercado de Trabalho


Por enquanto, somente a UFSCar, em São Paulo, possui turmas formadas - esse é um profissional que ainda é recente no Brasil. No entanto, outros dois cursos já foram abertos. "A procura pelo curso é grande, e nós temos a expectativa de que as empresas solicitem muito esse profissional. Vivemos numa época em que muitas das coisas que vamos usar diariamente daqui a cinco anos nem sequer foram desenvolvidas. E a indústria precisa de um profissional de engenharia preparado para fazer essa ponte entre a ciência básica e a tecnologia aplicada", afirma Cristiano Krug, coordenador do curso da UFRGS. Como a área ainda é nova no país, as universidades organizam o Simpósio Brasileiro de Engenharia Física, a fim de levar mais informações para os alunos e para as empresas. Por ter uma formação generalista, o bacharel se encaixa em diversos setores, principalmente nos de meio ambiente, energia, tecnologia, finanças, medicina, logística e transporte. Petrobras, Agilent (que trabalha com instrumentação), Alcoa, Motorola e Siemens são algumas empresas que costumam abrir vagas para esse profissional. As regiões Sul e Sudeste são consideradas as mais promissoras por causa da grande concentração de empresas e indústrias. 


Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).




Para Saber Mais


Mercado de Trabalho




Physion - Software de Simulação de Física

Physion é um software de simulação 2D Física. Ele pode ser usado para criar facilmente uma ampla gama de simulações físicas interativas e experimentos educacionais. Pode ser utilizado por professores pois é possível usá-lo como um laboratório de física virtual através do qual é possível demonstrar alguns conceitos básicos de física na sala de aula.O usuário pode criar vários objetos  (círculos, polígonos, engrenagens, etc) e articulações (molas, polias, etc) que obedecem às leis da Física.Além disso,pode criar várias cenas podendo assim experimentar cenários que podem ser tanto experimentos físicos simples ou estruturas e mecanismos complexos.






Para saber mais:

Onde encontrar:

Simulador 3D On-line


Este simulador 3D on-line mostra o sistema solar e também permite visualizar detalhes da sonda Juno em missão ao planeta Júpter.  A idéia é permitir ao público acessar informações sobre as missões através do simulador.
O sistema 3D permite aproximar e observar detalhes da sonda espacial bem como o sistema solar. Outras missões da NASA estão sendo adicionadas.
Segunda a NASA, é possível ao internauta acompanhar as missões em tempo real, observando a posição da sonda em relação ao sistema solar e demais informações exatamente no momento em que ocorre o evento.
“Esta é a primeira vez que o público tem sido capaz de ver todo o sistema solar e as nossas missões que se deslocam em conjunto em tempo real”, disse Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da Nasa, na sede da agência em Washington.








Para saber mais

Download
Novas Tecnologias


Física e Tecnologia


Física e a Tecnologia


Com o passar dos anos a física tem ganhado um espaço cada vez maior no cenário das inovações tecnológicas, de modo que os conceitos, leis e princípios físicos têm possibilitado a inovação e criação de produtos mais sofisticados, personalizados, seguros e eficazes. É através da inserção da física na tecnologia que muitos produtos como, por exemplo, a identificação por meio da íris ou mesmo as inovações dos sistemas de alarme utilizados nas residências tem se disseminado e ganhado cada vez mais espaço no cotidiano.

É por meio das compreensões, pesquisas, estudo dos princípios e leis que novos produtos têm surgido dia a pós dia com o intuito de facilitar os afazeres cotidianos das pessoas. Um exemplo disso são as casas “inteligentes” que empregam uma infinidade de princípios físicos que permitem ao dono maior comodidade. Nelas a comodidade é total, a começar pelo modo de entrar que não necessita de chaves. O proprietário entra por meio de uma identificação biométrica, a qual é feita por meio de traços biológicos característicos da pessoa, podendo ser as digitais, a íris ou até mesmo a voz da pessoa. No interior da casa é possível controlar remotamente a temperatura do ambiente, fazer controle da energia elétrica gasta na casa, alem de contar com um piso com coeficiente de atrito que evita os acidentes com as pessoas, principalmente as idosas.



Outra evolução tecnológica que envolve princípios e leis da física e que é muito utilizada atualmente é o alarme, tanto residencial quanto o automotivo. Esses utilizam como princípio básico o detector de movimento que funciona através de ondas eletromagnéticas ou por meio de radiação infravermelha que o corpo humano emite. 
Alarme Residencial

Alarme Automotivo



Essas evoluções tecnológicas parecem ser futurísticas, no entanto elas fazem parte de nosso cotidiano, uma vez que elas trazem conceitos, leis e princípios físicos que fundamentam o funcionamento. Assim, o estudo de física torna-se cada vez mais importante, pois possibilita a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos na contínua evolução tecnológica.

Para saber mais






quarta-feira, 4 de abril de 2012

Phun



Phun é um sandbox programa de física que fornece virtualmente as ferramentas necessárias para por suas idéias em  prática.É um programa que mistura a diversão de um bom jogo com toda a intuição da física básica e da mecânica.Não há nenhum objectivo definido,apenas ferramentas básicas.No entanto,dispositivos complicados podem ser construídos, como andadores, motores e transmissões.


Phun 5.28 Beta


Com este software é possível gerar planos, retângulos, esferas, correntes, molas, fixar pontos, tornar rotativos alguns locais e outras ações podendo interagir com todos os objetos a sua volta e interferir nas leis da física.
Este software envolve os conceitos de gravidade, colisões,resistência do ar,movimentação de fluídos e as três leis de Newton (inércia,força,ação e reação).

Para saber mais:

Onde encontrar:

Engenharia física: Spintrônica

Spintrônica


A spintrónica ou spintrônica (um neologismo para "eletrônica baseada em spin"), também conhecida como magnetoelectrônica, é uma tecnologia emergente que explora a propensão quântica dos elétrons de girar (spin em inglês) assim como fazer uso do estado de suas cargas. O spin por si só é manifestado como um estado de energia magnético fracamente detectável caracterizado com "spin para cima" e "spin para baixo".Em mecânica quântica o termo spin associa-se, sem rigor, às possíveis orientações que partículas subatômicas carregadas como protons, eletrons e alguns núcleos atómicos podem apresentar quando imersas em um campo magnético.






O uso convencional do estado eletrônico em semicondutores possui razões puramente binárias, onde o estado ou fluxo do elétron representa apenas 0 ou 1, e a faixa de oito bits pode representar um número entre 0 e 255, mas apenas um número de cada vez. Bits quânticos spintrônicos (conhecidos como qubits) exploram o estado "spin para cima" e "spin para baixo" como superposições de 0 ou 1 intrinsicamente, então, um registrador de dois qubits spintrônicos poderia ter oito estados possíveis ao invés de quatro.


Para saber mais:


Onde encontrar?


de GaMnAs  de uso em spintrônica (livro)

O LHC



O Large Hardron Collider (em protuguês "grande colisor de hárdrons)" é uma maquina de aproximadamente 27 km de diametro, situada a 100 metros de profundidade, sob a fronteira entre Suíça e França. Criado pelo Centro Europeu de pesquisa nuclear (Cern), o equipamento, que custou cerca de US$ 10 bilhões, tem entre seus objetivos recriar os primeiros instantes do universo, prioritariamente afim de comprovar a existencia do Bóson de Higgs. Essa partícula, também conhecida como a "Particula de Deus", hipoteticamente é a responsavel por dotar de massa tudo o que existe no universo.

O que ocorre, a principio, dentro dessa maquina é a produção de dois feixes de prótons girando em sentidos opostos até cerca de 99% da velocidade da luz. Quando tal  velocidade é alcançada, faz-se acontecer a colisão desses prótons. Em seguida, através de sensores magnéticos e solenóides, as particulas extraidas são detectadas e os dados são registrados para posteriormente serem analisados por um sistema de computadores interconectados conhecido como LHC Computing Grid (Grelha de Cálculos do LHC).

O Brasil está entre os 85 países com representantes na equipe do LHC. Pesquisadores da Coppe/UFRJ atuaram em estudos de computação, calorimetria e filtragem de dados, além de construir circuitos para registro do choque entre prótons. A integração de cientistas possibilitou o desenvolvimento de tecnologias inéditas para diversos setores do projeto, como o processamento de sinais e a análise de dados. (Dados obtidos do site: http://oglobo.globo.com/ciencia/acelerador-de-particulas-bate-novo-recorde-esta-mais-perto-do-big-bang-3032332 acessado em 30/03/2012)

Computadores da grelha de cálculos do LHC 
Para saber mais:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Engenharia Física

A engenharia física é um ramo da engenharia  dedicado à aplicação da física  ao melhoramento dos processos industriais. Está orientada para gerar - através da investigação aplicada - o desenvolvimento de tecnologias  alternativas para uso industrial, mediante a formulação teórica abstrata dos fenömenos físicos que envolvem um projeto. Baseando-se numa ciência exata, a engenharia física procura levar à prática todos os seus conceitos teóricos e experimentais.






Entre as áreas de aplicação, incluem-se a óptica, a nanotecnologia, a microfabricação, a engenharia mecânica, a engenharia elétrica, a teoria de controle, a aerodinâmica, a energia nuclear e a física do estado sólido.

PARA SABER MAIS

Curso
Artigo