A fibra óptica é um filamento feito de vidro (ou quartzo) transparente com alto grau de pureza. Com o avanço da tecnologia do quartzo foi possível a obtenção de fios cada vez mais finos, transparentes e flexiveis. Esses fios (núcleos) são revestidos com o alguma substancia com menor indice de refração (casca ou interface), que fazem com que os raios luminosos sejam refletidos internamente, minimizando assim as perdas de transmissão. Ao penetrar em um filamento de fibra óptica, a luz sofre reflexão total e é por meio dessas reflexões que ela percorre toda a fibra até chegar ao seu destino final.
As propriedades citadas acima permitem que a fibra óptica seja utilizada em diversas áreas. Na medicina, por exemplo, é utilizada nos endoscópios. Na área das pesquisas espaciais, a fibra óptica é utilizada em um aparelho de telescópio especialmente para fazer as observações simultâneas dos astros. Nas telecomunicações a fibra óptica é utilizada para transmitir sinais por meio de pulsos eletromagnéticos, ou seja, luz, radiação infravermelha ou qualquer outro tipo de radiação eletromagnética.
Essa tecnologia permite altíssimas taxas de transmissão, na ordem de Gbps (bilhões de bits por segundo). Também são vantajosas por terem: dimensões reduzidas; atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre conversores e repetidores, com distância superiores a algumas dezenas de quilômetros e imunidade às interferências electromagnéticas. Quando vemos TV a Cabo, falamos ao telefone, ou acessamos a internet. Quando assistimos TV a Cabo, falamos ao telefone, ou acessamos a internet, geralmente fazemos uso da fibra óptica.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário